Sementes de Jatobá

Vendido
Sementes de JatobáSementes de Jatobá
Vendido

Descrição

Vendo Sementes de Jatobá recém coletadas, Sementes de EUCALIPTOS E MOGNO AFRICANO ( KHAYA SENEGALENSIS) )

SEMENTES DE JATOBÁ
Nome Popular Jatobá, jataí, jataí-amarelo, jataí-peba, jataí-vermelho, jitaí, farinheira, jataíba, burandã, imbiúva, jatobá-miúdo, jatobá-de-catinga
Nome Científico

Hymenaea courbaril
Família Fabaceae-Caesalpinioideae
Peso do Pacote 1 Quilo
Síndrome de Dispersão Zoocórica
Sinomínia Botânica

Hymenaea stilbocarpa Hayne, Hymenaea splendida Vogel, Hymenaea confertifolia Hayne
Grupo Ecológico Não Pioneira
Classificação Sucessional Climax
Ameaça de Extinção Quase Ameaçada
Ocorrência conforme resolução SMA 08 - Estado de São Paulo Floresta Estacional Semidecidual - Centro, Floresta Estacional Semidecidual - Noroeste, Floresta Estacional Semidecidual - Sudeste, Floresta Ombrófila Densa - Litoral Norte, Floresta Ombrófila Densa - Litoral Sul , Floresta Ombrófila Densa - Sudeste, Mata Ciliar - Centro
Origem Bahia, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo
Locais de Ocorrência Nordeste, Sudeste, Sul
Onde Plantar Ruas, avenidas, praças, parques e jardins
Solo de Plantio Áreas Úmidas
Porte da Árvore De 15 a 20 metros
Utilidades Construção Civil, Frutíferas Comestiveis, Frutíferas para Passáros , Marcenaria, Mata Ciliar
Madeira Pesada (densidade 0,96 g/cm³), muito dura ao corte, de média resistência ao ataque de inseto xilófagos sob condições naturais; alburno branco-amarelado, espesso e nitidamente diferenciado do cerne.
Tronco Tronco de até 1 m de diâmetro, revestido por casca com ritidoma lenticelado.
Folha Folhas alternas, compostas bifoliadas, com folíolos cartáceos, glabros, brilhantes, de 6-14 cm de comprimento.
Flor Flores brancas, zigomorfas, diclamídeas, dispostas em racemos apicais curtos.
Fruto Fruto legume indeiscente, sublenhoso, marrom, com 2-4 sementes duras envoltas por uma polpa farinácea, de cor amarela, adocicada e com forte odor.
Fruta Comestível Sim
Potencial Paisagístico Belo formato de copa, que produz boa sombra. Os frutos alimentam a avifauna.
Fenologia Floresce durante os meses de outubro-dezembro. Os frutos amadurecem a partir do mês de julho.
Possui Propriedades Medicinais? Sim
Propriedades Medicinais Recomenda-se seu chá contra diarreia, disenteria e cólicas intestinais. Recomenda-se também o chá de suas folhas contra afecções das vias urinárias, prostalite e cistite crônica. Nos EUA esta planta é usada como um energético natural e como remédio para problemas respiratórios como asma, laringite e bronquite, como descongestionante e fungicida, para o tratamento da bursite, infecções da bexiga, hemorragias, infecções fúngicas, artrites e infecção da próstata. As folhas e a casca desta planta possuem um grupo de fotoquímicos denominados terpenos e fenólicos com propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antibacterianas, moluscicidas comprovadas em vários estudos, o que valida sua longa história de uso contra vários males.
Tempo Médio de Emergência 15 Dias
Sementes por Quilo 250
Sementes por Cova 1
Classificação Ortodoxa
Longevidade e Armazenamento As sementes desta espécie apresentam alto potencial de armazenamento em câmara fria (5 a 6ºC), podendo, inclusive, aumentar a porcentagem de germinação em períodos de armazenamento de até 260 dias. Utilizando-se do teste de Tetrazólio, sementes de jatobá apresentaram 75% de sementes viáveis em 27 meses.
Colheita Sementes de jatobá podem ser coletadas de frutos caídos das árvores. A extração das sementes é manual, utilizando-se um martelo ou cacetete para quebrar o fruto. Em seguida, as sementes são lavadas em água para a separação da polpa farinhosa e, depois, selecionadas, sendo eliminadas aquelas que apresentam perfurações causadas pelo ataque de pragas.
Quebra de Dormência A semente requer os tratamentos para a superação da dormência: escarificação com ácido sulfúrico concentrado por 30 minutos; escarificação mecânica na região próxima ao embrião (lateral e desponte) com abrasivo; escarificação apical tratada com fungicida e imersão em água em temperatura ambiente por sete a dez dias. A escarificação química com ácido e o choque de temperatura alta foram mais eficientes que a escarificação mecânica e o choque de temperatura baixa na quebra de dormência das sementes. A escarificação permite germinação mais elevada e mais uniforme, principalmente quando as sementes permanecem mais doze horas em imersão em água fria para embebição.
Como Plantar Devem ser semeadas em canteiros ou diretamente em embalagens individuais contendo substrato argiloso e cobertas com mais ou menos 1 cm do substrato. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.
Vendo também Sementes de EucaliptoS, Mogno Africano Cedro Australiano e outras recém coletadas
Sementes novas,coletadas de matrizes excelentes
Junto com as sementes,enviamos informações de plantio com todas as etapas desde a semeadura até o plantio direto no campo.
Produto com nota fiscal de procedência e origem,empresa cadastrada no Renasem de SP.
Enviamos para todos os estados do Brasil,via sedex trazendo conforto e segurança na entrega.

EUCALIPTO CITRIODORA
Corymbia citriodora, conhecido pelos nomes comuns de eucalipto-cidró, eucalipto-limão ou eucalipto-cheiroso, é uma espécie pertencente ao grupo dos eucaliptos caracterizados por produzir árvores de médio a grande porte, ocasionalmente podendo atingir 35-50 metros de altura e 1,2 metro de diâmetro à altura do peito, com excelente forma do tronco e folhagem rala. A espécie tem distribuição natural nas regiões de clima temperado e subtropical do nordeste da Austrália. O epíteto específico citriodora deriva do latim citriodorus, que significa odor a limão.
Características e distribuição

Corymbia citriodora apresenta ritidoma suave, de coloração uniforme ou ligeramente manchado, esbranquiçado a acobreado no verão. A casca é lisa ao longo da altura da árvore, por vezes com aspecto pulverulento e com tiras muito finas e encaracoladas.3

A copa é conspícua. com folhas estreitas e com uma forte fragrância a essência de limão. As gemas, em forma de pêra, surgem em grupos de três na axila de cada folha. Os frutos são cápsulas em forma de urna.3 A floração ocorre na primavera e verão. Corymbia citriodora apresenta um lignotuber.

A espécie prefere solos ligeiramente francos e limosos, em bosques esclerófilos e encostas.

As duas principais áreas de ocorrência são em Queensland, em grande extensão de Maryborough até Mackay. É limitada pelas cadeias montanhosas e secas de Atherton, Herberton e Mount Garnet. Entre as duas principais áreas de ocorrência, aparece de maneira dispersa. A latitude da área do Norte esta entre 16º 45’ e 20º 30’ S, com altitudes de 450 a 1000 m. Nas áreas do Sul as latitudes são 22º 45’ e 26º S, e as altitudes de 70 a 400 m. O clima e quente e úmido a subúmido. Há variação na temperatura conforme a área de ocorrência desde alta precipitação, perto da costa em Bundaberg nas redondezas de Atherton, para seca me áreas isoladas. A média da temperatura máxima no mês mais quente esta entre 30º e 32 °C, e a média da temperatura mínima no mês mais frio esta entre 9º e 12 °C, mas nas áreas isoladas podem ocorrer respectivamente 34º a 36 °C, e 5º e 10 °C. Pode ocorrer geadas nas maiores altitudes. A precipitação varia de 650 a 1600 mm com predomínio no verão. O final do inverno e a primavera são secos. Tolera uma ampla variação de solos que vão dos podzólicos à areia quartzosa nos vales.

É de floresta aberta alta e as principais espécies associadas nas áreas do norte são Eucaliptus cloeziana, E. polycarpa, E. drepanophylla e E. trachyphloia. Nas áreas do sul são E. crebra, E. fibrosa, E. cloeziana, E. acmenoides, E. polycarpa, E. blaxsomei e Angophora costata. Densidade básica = Db = 1,010 g/cm3.4

A madeira é muito utilizada para: construções, estruturas, caixotaria, postes, dormentes, mourões, lenha e carvão.

No Estado de São Paulo a espécie apresenta susceptibilidade à geadas, boa resistência à deficiências hídrica. Em solos pobres pode haver alta incidência de bifurcações ligadas a deficiências nutricionais (principalmente boro) ; regenera-se muito bem por brotações das cepas.

Em função das característica básicas da espécie e dos resultados obtidos em São Paulo, deve-se sempre considerar as geadas severas como fator limitante.

A espécie é considerada uma importante essência florestal, utilizada para a produção de madeira etrutural e para produzir mel. Também é popular em horticultura tanto dentro como fora da Austrália.

O óleo essencial do "eucalipto-limão" contém citronelal (80%),5 produzido principalmente no Brasil e China.6 É utilizado como repelente de insectos e em perfumaria. Contudo, investigação recente demonsrou que não é muito efectivo como repelente de insectos,7 mas foi demonstrado o seu efeito contra os mosquitos é similar ao dos repelentes contendo baixas concentrações de dietiltoluamida ou benzamida.8

Corymbia citriodora foi descrita por William Jackson Hooker como Eucalyptus citriodora, sendo em 1995 transferida para o género Corymbia por K.D.Hill & L.A.S.Johnson, alteração publicada em Telopea 6(2–3): 388. 1995.9

A espécie apresenta razoável diversidade morfológica, o que justifica a abundante sinonímia.

EUCALIPTO CAMALDULENSIS

Eucalyptus camaldulensis é uma árvore originária da Austrália (15°S até 38°S), Clima subtropical e temperado e em Altitudes que vão de 30m até 600m acima do nível do mar. Índice pluviométrico anual é de 250 a 625 mm com um período seco de 4 a 8 meses. A temperatura máxima nos meses quente é de 35°C e a minima nos meses frio de 11°C, não é resistente a geadas. Tolerante a vários tipos de solos, mas necessita para desenvolvimento ideal acesso ao lençol freático.

A altura da árvore é entre 25 e 30m com DAP medio de 1 metro. Àrvore tem desrrama natural, copa rala, coloração de casca quando nova cinzento-prateado e quando velha marrom-avermelhado. Folhas lanceoladas alternadas de coloração verde fosca com dimensões 15 e 22 cm. Tronco mais tortuoso do q o Eucalyptus grandis e Eucalyptus alba.

Otima espécie para competitividade natural, elevada resistência contra seca, raiz pivotante, raízes secundárias bem desenvolvidas, boa capacidade de rebrotação. 1g contem aproximadamente 700 sementes, período de germinação por volta de duas semanas, plantar as mudas com cerca de 20 a 30 cm de altura e os espaçamentos indicados é de 2 X 2m até 3X3m.

A madeira de coloração avermelhada, dura, muito densa pode atingir 0,79 g/dm3(uma das madeiras com maior durabilidade do mundo), resistente ao ataque de cupim,alto poder calorifico da madeira.

Produtos Relacionados

Nós usamos cookies necessários para fazer o nosso site e sua navegação funcionarem. Também gostaríamos de coletar cookies de análise de desempenho e outros que nos ajudem a fazer melhorias medindo como você usa o nosso site. Política de Cookies.

Você pode aceitar todos os cookies clicando em “Aceitar todos” ou rejeitar os que não são necessários clicando em “Rejeitar cookies não necessários”.

Para visualizar e alterar suas preferências, clique em Definições de cookies.